quarta-feira, 12 de maio de 2010

OLENINA ROQUE DA ROCHA


Há algum tempo venho procurando esse texto de minha amiga Mariza Roque. Em 2006 ela enviou-me e eu o arquivei entre tantos outros que ficou difícil saber onde estava. Felizmente o encontrei e posso publicá-lo em homenagem pelos 84 anos de Dona Nina. O sentimento de Mariza por sua irmã é eterno, por isso, sua homenagem está atual em qualquer tempo. São alguns anos ajudando a fazer nossa terrinha crescer, economicamente e, também, demograficamente, porque aqui nasceram seus filhos, netos e bisnetos. Ela é uma dessas mulheres exemplo de nossa cidade, pois já a conheço há 40 anos, desde o tempo em que estudava com um de seus filhos, e nunca presenciei nenhuma atitude de hostilidade e sempre foi uma mãe abnegada pronta para ajudar àqueles que a cercam como amiga ou familiar. Parabéns Dona Nina!!!

OLENINA ROQUE DA ROCHA


Na Usina Nossa Senhora das Maravilhas-Goiana PE, no dia 22 de abril de 1926 nasce OLENINA ROQUE DA FONSÊCA primeira filha, terceira de uma série de 8 filhos do casal: JOSÉ ROQUE DE ASSIS E DIOLINDA ROQUE DA FONSÊCA. Foi aluna do COLÉGIO DA SAGRADA FAMÍLIA nessa cidade continuando os seus estudos no COLÉGIO SANTA ÁGUEDA NA CIDADE de Ceará-Mirim-RN. Moça ``prendada´´, afeita aos trabalhos domésticos ela se dedicava a contribuir para o bem estar da família, filha e irmã amorosa ela sempre foi muito querida e respeitada pelos seus pais e irmãos. Morena bonita e elegante ela conquistou o coração do jovem PAULO JOSÉ DA ROCHA (in memória), o seu eterno amor. Lembro-me do seu casamento, do qual fui dama de honra. Foi um casamento muito bonito! Desse casamento resultaram 8 filhos: PAULA FRANCINETE, LUCIANO ROCHA, PAULO JOSÉ, ROGÉRIO, CRISTINA, MARCELO, DOMINGOS SÁVIO E MARIA DA CONCEIÇÃO que lhes presentearam com 24 netos e 17 bisnetos. Esposa e mãe exemplar ela transmitiu às suas filhas suas qualidades de mulher e mãe ``muito especial´´. Aos filhos, junto com seu esposo PAULO mostrou a importância do trabalho e da vida em família. Ao longo do tempo amealhou muitas amizades com a sua maneira simpática de tratar todas as pessoas. Cearamirinense de coração, vive a 67 anos nesta cidade onde, junto com a família, se tornou comerciante. Mulher compassiva tornou-se Rotariana chegando a presidir duas vezes a Casa da Amizade, dando muito de si mesma para o bem estar dos menos favorecidos. É fácil falar de NINA a filha, da Mãe NINA, da vovó NINA, da tia NINA, da amiga NINA. É ainda mais fácil ainda falar da irmã NINA, porque ela é aquele coração enorme, sempre pronta a abrir as portas da sua casa para lhe receber na alegria e na tristeza. Para mim é mais que uma irmã, esteve presente em quase todos os momentos importantes de minha vida. Contei com ela sempre, é a minha madrinha, e madrinha de minha filha. Dividiu comigo a dor maior de perder uma filha. Naquele momento, recebeu na sua casa a minha filha morta como se fosse sua filha.. NINA, desejo-lhe ainda muitos anos de vida. Você é dessas pessoas que deveriam viver para sempre, cercada de todo amor e respeito que merece. Sei que às vezes, nos momentos de saudades você deseja ir ao encontro dos nossos que se foram, principalmente do seu amado PAULO, mas e nós como ficaríamos? Precisamos de sua presença. Todos nós precisamos do seu exemplo, da sua bondade e da sua alegria. Querida irmã neste dia aceite tudo isto que diz o meu coração, eu e os meus filhos te amamos e respeitamos muito. Mariza MARIZA ROQUE DA FONSÊCA Natal, 26 de abril de 2006.

Um comentário: