sábado, 27 de novembro de 2010

O PARADIGMA MEIRA E SÁ

Professor Gibson Machado - abertura do evento cultural

Dia 25 de novembro de 2010 foi o lançamento do livro “O paradigma Meira e Sá do escritor Pedro Simões.
O lançamento aconteceu o Salão Roberto Varela, na Estação Cultural de Ceará-Mirim.

A abertura do evento foi abrilhantada pela participação dos alunos do Colégio de Santa Águeda, coordenados pelo professor Gerinaldo Moura. Eles recitaram algumas poesias de autores norte-riograndenses numa justa homenagem ao palestrante Dr. Pedro Simões.
Professor Gerinaldo MouraAlunos do Colegio de Santa Águeda

Fui designado para fazer a apresentação do palestrante. Foi uma emoção diferente porque não tenho o hábito de falar em público e, principalmente, apresentar figura tão ilustre de nosso estado. O desafio foi posto e tentei levar a missão até o fim, apesar de muito preocupado com a importância do evento.
Muitas pessoas foram prestigiar a palestra, principalmente professores e alunos das Escola Municipal Madalena Antunes, Colegio de Santa Águeda, Escola Municipal Dr. Julio Senna, Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra, além de familiares. amigos e convidados de Ceará-Mirim e Natal, como por exemplo, o presidente da Academia Macaibense de Letras e Artes Jasen Leiros, o presidente a Associação de Genealogia do RN Ozmuz Simonetti, dentre outros.
Apresentar o professor Pedro Simões foi uma honra e um grande privilégio, pois há muito tempo ouvia falar dele, no entanto, demorei a conhecê-lo. Nossa amizade tem pouco tempo, mas, é o suficiente para tê-lo como mestre e admirá-lo como grande professor, escritor, historiador, advogado e zeloso chefe de família.

Professor Pedro Simões

Numa de nossas correspondências eletrônicas ele me dizia que seu maior mérito foi ter passado, em Ceará-Mirim, os momentos mais felizes de sua vida e ter sido o “Pedrinho de Dr. Percílio” ter sido aluno de Dona Alta, mãe da saudosa Maria Xandú e de José Tito no internato São José.
No período em que viveu em Ceará-Mirim fez a primeira comunhão na matriz de Nossa Senhora da Conceição, em ofício realizado pelo Monsenhor Celso Cicco.
Foi atleta do Bacardi Futebol Club de Ceará-Mirim e jogou pela seleção de voleibol de Ceará-Mirim.
Aos dezenove anos entrou para o Rotary Clube de Ceará-Mirim sendo o mais novo rotariano do país e foi professor da Escola de Comércio, hoje Edgar Barbosa.
Realizou alguns eventos culturais na cidade como o pré-lançamento de seu livro “O homem que cortava árvores” no Centro Esportivo e Cultural e a Semana de Cultura Popular quando pró-reitor da URFN no Ginásio de Esportes.
No governo de Terezinha Melo foi procurador do município e Assessor Jurídico da Câmara Municipal na presidência de Raimundo Elias.
Recebeu o título de cidadão honorário de Ceará-Mirim, oficializando sua adoção, pois chegou aqui com quatro anos de idade.
Fora de Ceará-Mirim exerceu diversos e importantes cargos públicos como secretário de planejamento da Prefeitura de Natal, pró-reitor de extensão da UFRN, secretário de segurança pública do estado, secretário especial do governo, presidente do IPE, proprietário de uma editora (Nossa Editora), presidente do Instituto dos advogados do Brasil/RN, conselheiro federal e estadual da OAB.
Quatro ofícios monopolizaram sua vida intelectual: o magistério (foi professor mais de trinta anos, do segundo grau e depois universitário, do curso de Direito); a literatura e os ensaios políticos e jurídicos (com cerca de vinte livros publicados); o jornalismo, como editor e articulista de diversas publicações do estado (RN/Econômico, Exclusivo, Jornal de Natal Jornal Hoje, etc.; advocacia, especializada em contratos e direito imobiliário; e o gestão pública.
Atualmente, dirige uma universidade privada – INDEC – Instituto de Desenvolvimento da Educação do Comércio de bens e serviços do RN, mantida pela Federação do Comércio do RN e Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal.
Na vida pessoal é um chefe de família exemplar. Tem uma maravilhosa companheira, sete filhos, nove netos e uma irmã que ama e como recompensa o presenteou com uma sobrinha e dois sobrinhos-netos.
Fez o livro O Paradigma Meira e Sá porque descobriu nele, além dos acentuados vínculos com Ceará-Mirim, um homem extraordinário: íntegro, dedicado à sua profissão, devotado às causas públicas, cordial e tolerante. Jurista, político, escritor, benemérito e publicista. Um exemplo, por isso o tomou como paradigma.

Assinando o livro para Carlos Crescêncio

Durante a palestra o professor Pedro Simões falou sobre a importância de Francisco de Sales Meira e Sá para o Rio Grande do Norte e, sobretudo, para Ceará-Mirim. Jurista dos mais notáveis de sua época. Republicano de primeira hora, abolicionista, animador cultural, um homem de conduta pessoal e profissional irrepreensível.
No final de sua fala Pedro fez uma homenagem – muito justa – ao contador de histórias e historiador Franklin Marinho, que emocionado, falou de sua trajetória estudantil e política enaltecendo, como sempre o faz, nossa querida Ceará-Mirim.

Franklin Marinho

O evento foi muito significativo para os espectadores, uma vez que abriu com poesias dos alunos do professor Gerinaldo, antecipando palestra do professor Pedro Simões e fechou com o discurso emotivo de Franklim Marinho.
Aguardaremos ansiosos pelos próximos encontros culturais que serão realizados pela ACLA – Academia Cearamirinense de Letras e Artes em 2011.
Fiquei muito feliz em ver meus alunos da Escola Estadual professor Otto de Brito Guerra prestigiando o evento. Momentos como esse são raríssimos em nossa província e, quando acontece, temos que participar, pois, estaremos crescendo intelectualmente. Quem não foi, infelizmente, perdeu uma grande oportunidade.

Alunos da Escola Estadual Prof. Otto de Brito Guerra

Eu e o parceiro Eliel fizemos as articulações e gostaríamos de destacar o apoio de Jaqueline, administradora da Estação Cultural, pois o espaço estava organizado e fomos muito bem recebidos.

Gibson Machado, Professor Pedro Simões e Eliel Silva

O evento teve como parceiros o INDEC, CDL/Ceará-Mirim e Centro Esportivo e Cultural. Agradecemos a presidente do CDL/Ceará-Mirim Maria de Lourdes (Lila) pelo apoio, demonstrando que sempre é possível fazer parcerias, basta acreditar em projetos “realizáveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário