quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

VISITANDO URUGUAIANA - RS

As Vanildes às margem do rio Uruguai - clube do Cantão

Dia 25/12 saímos minha mãe e eu, para visitar familiares na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul.
Essa história começou no final dos anos1950 quando Walter Machado, irmão de minha mãe, era fuzileiro naval e foi designado para trabalhar na fronteira Brasil/Argentina. Nesse período conheceu Nicolarsa, com quem casou.
Walter gostava muito de sua irmã Vanilde e, para homenageá-la, colocou seu nome na primeira filha do casal. A criança não sobreviveu, então, quando a segunda filha nasceu, ele voltou a colocar o nome de Vanilde.
No inicio dos anos 1960 minha mãe iniciou uma correspondência com sua sobrinha Vanilde, na época ela estava com 4 anos e sua primeira carta foi um desenho de um coelhinho da páscoa. A partir daí elas nunca mais pararam de se comunicar.
A história dessa amizade ultrapassou o tempo e as novas tecnologias, pois a correspondência iniciou através de cartas, quando apareceu o telefone, na década de 1970, o contato foi, também, através do telefone. Atualmente elas falam diariamente, na internet.
Minha mãe realizou seu maior sonho: conhecer a sobrinha querida. Quando chegamos a Uruguaiana foi uma verdadeira festa. Elas estavam muito felizes. Até hoje ainda não acreditam que estão juntas e que realizaram esse encontro tão esperado.
A fundação de Uruguaiana deu-se em 24 de fevereiro de 1823, e a emancipação política e administrativa em 29 de maio de 1846.
O município nasceu sob a proteção da Bandeira Farroupilha, fundada pelo Ministro da Fazenda Riograndense, Domingos José de Almeida, julgando necessário a instalação de uma povoação à margem esquerda do Rio Uruguai, fronteira com a Argentina.
Pelo Decreto nº21 de 24/02/1823, foi criada uma capela denominada Capela do Uruguai A nova freguesia, chamava-se no início Santana do Uruguai, porém pela lei provincial nº 58, de 29 de maio de 1946, foi elevada a categoria de vila, a qual passou a chamar-se Uruguaiana.
Sua base econômica é a agricultura e a pecuária, com 80 mil hectares de arroz, e possui o maior rebanho de gado do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário