terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ALICE BRANDÃO

Gibson Machado, Alice Brandão, Pedro Simões
Coluna Viver
A artista plástica potiguar, radicada em São Paulo, Alice Brandão recebeu ontem, o anúncio de receberia da União Nacional dos Artistas Plásticos e a Ordem do Mérito das Artes Plásticas, a Medalha Mérito Artístico Cultural da UNAP (com sede em São Paulo capital). O prêmio será entregue no dia 13 de março deste ano, durante a solenidade de premiação dos artistas laureados no VI Salão Internacional da Mulher. Segundo o Comendador Quirino, a escolha de Alice é justificada por seu desempenho artístico cultural, acentuadamente reconhecido no campo das artes plásticas expoente cultural.
Alice Brandão é conhecida em São Paulo, como a Picassiana por ter feito uma releitura das obras do artista espanhol. Foram mais de 500 quadros, explorando a fase cubista de Picasso, um número pequeno na frente dos 15 mil quadros pintados por ela, ao longo de 43 anos dedicados às telas. Apesar do sucesso com a releitura da obra do espanhol, foram os retratos de pessoas e paisagens que prenderam a atenção da artista.
Alice Brandão mora atualmente na cidade de São Bernardo do Campo. No interior paulista, ela divide a casa com a família e pouco mais de 800 quadros, que vem acumulando nos últimos anos. A confecção de telas faz parte de sua vida desde a infância. A sua mãe era artista plástica e se dedicava às paisagens. Como na cidade de Ceará-Mirim não havia quem restaurasse santos ou fizesse pinturas em igrejas e capelas, Alice passou a realizar a tarefa. Aos 14 anos começou a pintar quadros e a atividade era feita com tanta paixão, que a artista calcula ter feito de 1 a 2 quadros por dia. Alice tem hoje 58 anos.
Em São Bernardo do Campo ela fez uma faculdade integrada, onde teve os primeiros contatos com a arte do ponto de vista teórico. O curso foi para garantir à pintora, a capacidade de falar ao público sobre o seu próprio trabalho. Com a exposição e o curso, Alice passou a se valorizar e o suas telas ganharam boa cotação no mercado das artes. Se em Natal a pintura de uma fisionomia rendia à artista, cerca de um salário mínimo, em São Paulo chegou a valer cerca de R$ 2.500,00.
A valorização se deu inclusive, pelas frequentes exposições. Uma em Portugal e várias em São Paulo. Sendo a do metrô, a mais significativa delas. Alice foi convidada para participar das comemorações do quadragésimo primeiro aniversário de funcionamento do metrô paulista e vários de seus quadros ganharam destaque nas paredes da estação da Sé, a mais movimentada de São Paulo. O trabalho de Alice pode ser conferido no site:
picasaweb.google.com/licinhabrandao21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário