segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MARAVILHAS DE JANEIRO 2011

MARAVILHAS DE JANEIRO 2011
O ano de 2011 tem sido muito generoso nos primeiros dias de sua longa existência.
Janeiro foi um período especial e não poderia estar mais feliz. Viajei com minha mãe ao Rio Grande do Sul, realizando seu grande de desejo de conhecer sua sobrinha e sobrinhos residentes em Uruguaiana. Foi um sonho que delongou 50 anos!!!
Vivemos em um mundo repleto de incertezas e contradições, em função disso, procuramos enfrenta-lo de maneira adequada, superando os deslizes e precariedades do cotidiano.
Criamos nossos filhos dentro de padrões exigidos pela sociedade, dando-lhes educação e exemplos de cidadania para que no futuro sejam pessoas corretas, cuja probidade seja incontestável.
Sabemos que o caminho percorrido para alcançarmos os objetivos educacionais de nossos filhos é muito íngreme e, certamente, não conseguiremos atingir nossos objetivos sem a ajuda e parceria das nossas escolas e, consequentemente, de seus educadores.
Em 07 de janeiro, no aeroporto de Porto Alegre, quando retornava a Natal, recebi a notícia de que meu filho Rafael tinha sido aprovado no vestibular da UFRN – em sétimo lugar - para o curso de Ciências Biológicas – Bacharelado. Uma vitória particular dele, pois, em 2010 ficara na quinta suplência, o que não o abalou por ter apenas 15 anos e não havia se preparado adequadamente. Não poderia receber presente melhor que este!!!

Folder do curso Decisivo - Rafael foi homenageado como "Garoto Propaganda"

Agradecemos a Deus por tudo que temos conquistado nessa trajetória, principalmente por nos nortear no sentido de preservar a valorização da família e da religião no meio em que vivemos. É imprescindível que faça o registro da fundamental importância das escolas e educadores que ajudaram na formação intelectual de Rafael, destacado a SECAT, onde estudou o ensino fundamental, e foi muito bem orientando pelos educadores daquela escola, ao Colégio de Santa Águeda, onde concluiu o ensino médio, ao professor Ionaldo Oliveira – pelo curso de inglês e finalmente, ao Cursinho Decisivo por tê-lo norteado nos encontros “decisivo” para o enfrentamento final do concurso.
Em 22 de janeiro participei do II Sarau do Reencontro realizado pela cearamirinense Ceicinha Câmara – a conterrânea atualmente reside em Portugal com seu companheiro português Rodolfo.

Ceicinha fazendo a abertura do Sarau

O sarau do reencontro foi realizado com o objetivo de criar um intercâmbio cultural Brasil-Portugal. Através dos contatos com Ceicinha pudemos conhecer a cultura de nossos irmãos do além-mar e trocamos conhecimentos através das postagens em seu blog http://www.nlusofonia.blogspot.com/.
A programação do evento foi muito bem elaborada havia muitas atrações como recitais, performance, destacando os conterrâneos Mucio Vicente que fez o monólogo de poesia popular e Francisco Martins Neto com seu lendário Mané Beradêro.

Mucio Vicente - Cordeis

Francisco Martins - palhaço Leiturino

O ponto alto do sarau foi a oficialização de Ceicinha como membro da SPVA – Sociedade do Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte. Além disso, foi divulgada, também, a admissão da potiguar como membro dos Poetas Del Mundo. O evento foi muito bem prestigiado por autoridades da cultura de nosso estado e de Portugal. Estiveram presentes conterrâneos como o escritor Pedro Simões, esposa e filha, o escritor Ciro Tavares, a escritora Lucia Helena Pereira, Franklin Marinho, Flavia Sobral, Francisca Lopes, Edvaldo Morais, Rossini Cruz, poetas e artistas cearamirinenses como Cosme, Vera Barreto, Daniel Torres, Walter Luz, a a atriz Babi, Eudes Matineri e esposa, os blogueiros Etevado Junior e João André, Denilson Venâncio, Sayonara Montenegro, familiares e amigos e os vários artistas da família Câmara.

Escritor Pedro Simões
Poeta Português

Artista plástico e cordelista Eudes Martineri

Silvino Potêncio poeta português radicado em Natal

Escritor Ciro Tavares

historiador Franklin Marinho

Artista plástico Walter Luz - presenteado Ceicinha com uma obra

Poetisa Francisca Lopes

Cordelista Cosme

Os membros do SPVA fizeram suas homenagens para a nova integrante, principalmente, a conterrânea Lucia Helena Pereira, a poetisa das flores, que estava radiante distribuindo seus fluidos angelicais.
Outro personagem inconfundível presente no sarau foi o patrimônio do estado do RN Pedro Grilo, caracteristicamente vestido com seus companheiros: o chapéu de abas largas e o inseparável cajado. Grilo fez uma poesia para Cecinha que retribui o homenageando também com poesias... Foi um evento fantástico.

Ceicinha e Pedro Grilo

Infelizmente na província baquipiana muitos não compreendem o valor da amizade, da consideração e não prezam pelo apoio às ações relacionadas à cultura de nossa terra. O impressionante é que as pessoas que mais cobram cultura são exatamente aquelas que nunca aparecem para prestigiar os eventos.
Aqueles que não compareceram perderam uma grande oportunidade de aprender e apreender cultura, pois, através das apresentações, pudemos conhecer diversificadas formas de trabalhos artísticos, além de, principalmente, oficializarmos nossos laços de amizade através do intercâmbio cultual Brasil e Portugal. Ceicinha está de parabéns e, nós, baquipianos de raiz, felizes por fazer parte desse grupo que valoriza e ama o verde do ubérrimo chão cearamirinense.
Recebi correspondência da cidade de Olímpia, no Estado de São Paulo, para participar com os grupos folclóricos Cabocolinhos e Congo de Guerra, do 47º Festival de Folclore de Olímpia – SP que será realizado de 23 a 31 de julho de 2011.
O Festival de Folclore realizado em Olímpia, Estado de São Paulo obtém em cada edição repercussão cada vez mais contundente entre o público apreciador do folclore, estudiosos e mestres presentes. além, da participação em massa de estudantes e de pessoas advindas de todas as regiões brasileiras.
Os grupos folclóricos participantes trazem consigo suas expressões criativas e plenas em todos os níveis, indicando e respondendo positivamente aos que os assistem e dessa forma contribuem para o bem-estar da sociedade como um todo. somem-se, ainda, todos os temas abordados, quer sejam nas conferências, palestras e seminários, bem como nas apresentações dos grupos folclóricos, inúmeras questões são apontadas, mas, sobretudo, o caminho é um só: a preocupação de apoiar e assegurar as condições sociais e naturais aos homens para garantir o florescimento de suas expressões culturais dinâmicas. a organização do festival de folclore de olímpia, ainda que mudem os temas ali tratados a cada edição do evento, prioriza indagações fundamentais: as diversidades étnicas, culturais e políticas e o futuro do brasil e, especialmente, o lugar do folclore brasileiro.
A principal justificativa do festival desde sua criação na década de 50, quando o Professor José Sant'anna e seus alunos pesquisaram e expuseram sobre o tema em escolas, estabelecimentos comerciais da cidade e nas praças de olímpia é o seu compromisso de integrar o folclore de todas as regiões brasileiras e seus mestres, valorizando a diversidade cultural que compõe a sociedade brasileira, sem negar as características comuns aos elementos que a integram. conhecer e respeitar diferentes linguagens são decisivos para que possa desenvolver atitudes de dialogo e respeito para com culturas distintas daquela que conhecemos.
Ao difundir os valores tradicionais, fonte de inspiração das manifestações folclóricas, o Festival de Olímpia contribui decisivamente para o fortalecimento da consciência e da unidade nacional, celebrando o mês do folclore, estimulando e cultivando os mais diferentes grupos folclóricos, além de proporcionar oportunidades para o estudo e a apreciação de fatos folclóricos, pois seu cuidado e preservação mantém vivo o espírito coletivo, fonte constante de inspiração e estímulo. esse encontro anual contribui para que pessoas das diversas regiões do país que, acreditando na força espiritual do folclore, acreditem, também, o folclore como promotor da paz e horizonte de um mundo cada vez melhor.
Atualmente, o festival – que em suas etapas iniciais privilegiava o folclore local e regional – é reconhecido como o maior do Brasil no gênero, notabilizando-se por preservar e celebrar espetacularmente a cultura brasileira reunindo grupos folclóricos e parafolclóricos provenientes de diversos pontos do país em meio a outras atividades paralelas. em razão do enorme prestígio que o mesmo alcançou ao longo dos anos, atribuiu-se a olímpia o consagrador título de “capital do folclore”.
Faz-se importante destacar que, em decorrência de muitas manifestações folclóricas estarem em vias de extinção em suas regiões de origem, a sobrevivência de muitos destes grupos folclóricos encontram no festival de olímpia motivação para manterem-se vivos, atuantes e desta forma lutando por suas histórias e tradições. milhares de estudantes de todos os níveis escolares encontram no festival do folclore fonte de pesquisa e desenvolvem o espírito de cidadania e civismo através de conhecimento de suas raízes. a economia local e regional é fortalecida com a realização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário