quinta-feira, 3 de março de 2011

CARNAVAL DA SAUDADE 2011

O Carnaval da Saudade é um evento que está dentro do calendário cultural da cidade de Ceará-Mirim. Sua última edição aconteceu dia 26 de fevereiro de 2011, no Centro Esportivo e Cultural.
Os organizadores da festa, os professores Bill, Albério e Fatima Fagundes estão de parabéns pela iniciativa de promover esse encontro tão importante, principalmente, para as famílias da província baquipiana.
O encontro é uma viagem ao túnel do tempo em que os foliões se reencontram com amigos que há muito não viam, e se deixam viajar no maravilhoso mundo da fantasia momesca, importando apenas, a felicidade, visivelmente estampada em rostos venturosos.
O legal neste ano foi à participação dos artistas da terra, a comissão organizadora procurou prestigiar os valores artísticos hibernados pela inércia da anti-cultura e, eles, não fizeram feio, pelo contrário, levaram os foliões ao delírio, pois, dificilmente veremos Daniel ou Luciano tão livres, contribuindo com suas belas vozes e perícias artísticas.
A escolha do repertório da Banda Kairus, liderada por Joazinho Sobral foi perfeita, souberam mesclar tudo que tinha de melhor, principalmente com a participação dos músicos da orquestra que em conjunto com nossos músicos nativos – Danilo, Sandro, Douglas, o filho do amigo Urbano na bateria, deixaram o público extasiado, principalmente, quando Luciano e Joazinho cantaram “madeira que cupim não rói” do mestre Capiba numa homenagem ao bloco pernambucado, Madeira do Rosarinho. A música é tradicional de Recife, porém sua força é tanta que nossos foliões entraram no embalo e fizeram um coro inesquecível.
A importância do evento para nosso município se dá devido ao resgate dos antigos carnavais e, também, a revitalização e preservação desta tradição, uma vez que os foliões são de várias gerações e, na oportunidade, eles vivenciam momentos que jamais viverão no carnaval atual nas nossas praias.
É necessário que a sociedade acredite na permanência do Carnaval da Saudade, assim, poderemos torná-lo atrativo aos cearamirinenses e àqueles que visitam nossa terra. Fazer cultura é uma atividade inerente ao ser humano, e, devemos busca-la em cada oportunidade oferecendo momentos de prazer, entretenimento e alegria a todos aqueles saudosos cearamirinenses, involuntariamente, afastados das manifestações populares tradicionais de nossa Briosa Vila.
O Centro Esportivo e Cultural mais uma vez está presente contribuindo com as ações culturais a que se propõe. Parabéns a nova direção, na pessoa de Carlos Lopes Junior, pelo empenho com que tem conduzido a instituição e ao diretor anterior, Ubiratam Severo, por ter dado condições entregando o Clube em ótima situação administrativa e financeira. É dessa forma que deveremos continuar a administrar esse maior patrimônio cultural de Ceará-Mirim, objetivando deixa-lo pronto para nossos sucessores, continuando o trabalho dos abnegados fundadores Antonio Potengi, Jurandir Carvalho, José Costa, Roberto e Heider Varella e tantos outros que ajudaram a construir tão importante retalho histórico e cultural do município.
Gibson e o presidente do Centro Esportivo Carlos Junior

O Carnaval da Saudade se caracteriza pelas fantasias dos foliões que todos os anos se superam e, ajudam, junto à ornamentação, abrilhantar os salões do Centro Esportivo. Há vários motivos para a escolha das fantasias. Eu, particularmente, sempre faço homenagem aos mestres da cultura popular, com fantasias do palhaço do pastoril, galante de boi de Reis e Burrinha. Neste ano, resolvi vestir a indumentária do Cabocolinho, grupo folclórico da cidade, inclusive, usando o cocar original do mestre Birico, que simboliza 80 anos de tradição popular e, também, pelo título de Patrimônio Vivo do Rio Grande do Norte conquistado em 2009.
Gibson e Esposa Flávia
É importante nos conscientizarmos de que nossas tradições não podem ser esquecidas e desvalorizadas, pois, nelas, estão as principais fontes de sabedoria de nossos antepassados e essas memórias deverão ser preservadas para a que as futuras gerações, através da geração presente, preserve a passada e garanta sua futura identidade cultural.

Um comentário:

  1. Olá amigo GIBSON MACHADO saudações, eu sou Cosme Fernandes de Souza,moro na cidade de João Câmara-RN, sou filho natural dos VERDES CANAVIAIS que tanto amo e tenho profunda adimiração pela história da nossa querida terra Ceara Mirim, aquí em João Câmara eu acompanho seu blog todos os dia para saber sobre tudo que acontece por aí, sou filho adotivo do Sr. Antonio Angelo da Silva popularmente conhecido como ANTONIO BATATA que durante muito tempo vendeu caudo de cana em frente ao antigo supermercado de djalma. Ele reside na Rua Oscar Brandão nº 491 Centro sua residencia fica proximo ao bar do goiamum do nosso amigo Ubaldo. Amigo Gibson. Gostaria que se possível fosse vc lhe fizesse uma visita pois ele já esta com aproximadamente 94 anos de idade está lúcido e creio eu ser ele o unico ex-funcionario ainda vivo do saudoso Sr.de engenho Valdemar de Sá, pois durante quarenta anos administrou com muita honestidade, zelo e responsabilidade a fazenda VEADAS (hoje em ruinas)no caminho que vai para o engenho Capela. Meu pai é um homem que tem muitas histórias e causos pra contar ele a exemplo de tantos outros que tem em sua memória um rico acervo histórico sendo ele tambem filho desta terra nascido na Jacoca nasceu e cresceu vendo todo os acontecimentos e desenvolvimentos deste universo Cearamirinense. Portanto amigo blogueiro lhe fassa uma entrevista, lhe tire umas fotos enriqueça históricamente seu blog,hoje ele mora com suas filhas Maria de Lourdes (DINHA),Verônica (Vera) e Maria José (Mazé)no endereço já citado. Gostaria de aproveitar o momento lhe parabenizar pelo belissimo livro "CEARA MIRIM MEMÓRIA ICONOGRÁFICA" e se não for lhe pedir demais lhe pesso encarecidamente me mande um exemplar do seu livro autografado para o meu endeceço: Rua Nova Descoberta nº 257 "A" - Bairro Vila Nova Cep: 59550-000 João Câmara-RN meu que desde já lhe fico eternamente grato.Um grande abraço e que DEUS lhe abençoe grandemente ficarei no aguardo do livro e do que eu creio ser uma das matérias mais ricas históricamnete que vc fará. Até breve

    ResponderExcluir