segunda-feira, 18 de abril de 2011

BAÚ DE NOTÍCIAS

Ceará-Mirim, ao longo e sua história, sempre esteve envolvida com assuntos polêmicos que desagradavam a população. A imprensa procurava injetar palavras de estímulos aos concidadãos através de artigos que infamavam o ego e a auto-estima de seus leitores. Assim, garimpando meus arquivos, encontrei algumas dessas pérolas publicadas na Folha do Valle na década de 1930.

FOLHA DO VALLE ANNO 1 – HEBDOMADARIO DE LETRAS E NOTÍCIAS – NÚMERO 6 RIO GRANDE DO NORTE – CEARÁ-MIRIM, 31 DE MARÇO DE 1935


CEARÁ-MIRIM, ACORDA!


Ceará-Mirim já teve a sua época áurea de progresso material e intelectual. Em tempos idos, a cidade verde era uma affirmação de vida e de esforço de seu povo. Hoje, resta apenas, das recordações mais próximas, a tristeza do passado. A voragem do tempo já matou no coração dos filhos da gleba ubérrima, crostada pelos raios do sol tropical, a fé gloriosa nos seus destinos. Enquanto a população desiludida de melhoramentos se entrega aos seus quotidiannos affazeres, a terra verde alheia à sua própria sorte ...(texto ilegível) – a última esperança de seu sonho, de sua ilusão. Ceará-Mirim, acorda! Desperta dessa lethargia que te mata. Dize àqueles a quem criastes e alimentastes, que elles são os exclusivos culpados de tua decadência actual. Ensinaios a ser dynamicos e idealistas. É preciso, para tua completa rehabilitação no conceito dos centros adiantados, que não persistam as rotinas archaicas, a indifferença criminosa pelos elevados emprehendimentos, as (...) intestinas que não constroem, a prepponderância desaggregadora dos elementos alienígenas e a violentíssima e cruel hostilização dos legítimos rebentos do teu solo. Pobre cidade triste! Não passarás de uma vasta necrópole solitária e branca, onde mãos humanas e más plantaram as primeiras sementes do egoísmo e do pessimismo que teem desgraçado os homens.


“Aluizio Macedônio”

Nenhum comentário:

Postar um comentário